O UNITON da Konecranes expande a linha de pontes rolantes pesadas

Corporate press releases

UNITON, o mais recente avanço na oferta de equipamentos da Konecranes para içamento pesado e indústria de processos, é uma ponte rolante robusta que pode ser personalizada para aplicações únicas de içamento.

“Clientes que possuem aplicações que se encaixam entre o Konecranes SMARTON para indústrias de processos e nossas pontes industriais padrão obterão grandes benefícios com nosso último desenvolvimento em pontes rolantes, chamada UNITON”, disse Steve Kosir, vice-presidente e diretor da Konecranes Industrial Crane Solutions, Região das Américas.

Utilizando um conceito de construção robusto com múltiplas configurações de carro guincho e componentes testados, incluindo o Konecranes Core of Lifting (motor + transmissão + sistema de controle), a UNITON consiste em uma ponte rolante que pode ser personalizada de acordo com as necessidades únicas dos clientes.

“Nós temos escutado atentamente nossos clientes. Com a UNITON nós estamos fornecendo a eles uma ponte suspensa competitiva que pode ser adaptada para atender exatamente às suas operações específicas”, disse Kosir. “Muito comumente, fabricantes de pontes rolantes reduzem o custo de suas pontes através da redução das funcionalidades do produto, simplificando o projeto tradicional e optando por componentes de baixa qualidade. Contrariamente, a UNITON reverte esta tendência ao oferecer uma solução competitiva para serviços pesados sem comprometer a qualidade”.

Funcionalidades padrão da UNITON, da Konecranes, incluem cabeceiras de seção quadrada com caixas de rolamentos tipo MCB a 90 graus que são fáceis de trocar e promovem uma longa vida útil. O design robusto da UNITON também se beneficia da suspensão do tambor por dois pontos, o que evita que deflexões do tambor do cabo causem o desalinhamento da conexão entre o tambor e o redutor.

As pontes UNITON estão disponíveis na Konecranes em uma larga faixa de opções de carga, velocidade de içamento, altura de elevação, bitola de carro, tamanhos e capacidades das vigas, de 6,3 até 160 toneladas com carro único e até 320 toneladas com carro duplo. As pontes UNITON podem ser construídas para atender aos requisitos de carga CMAA até a Classe F.

“Além de ser adaptável e econômica, a UNITON é também projetada para ser durável”, afirmou Kosir. “Nós incluímos o Shock Load Prevention e o Slack Rope Prevention como funcionalidades padrão, o que ajuda a protejer tanto a ponte como a carga contra potenciais erros ou má utilização do operador. Os dispositivos de controle pendente e por rádio também são projetados para suportar uso intenso”.

O controle de acionamentos por inversores para a UNITON é padrão em todos os movimentos (ponte, trolley e talha). Motores com inversores proporcionam uma experiência de içamento mais suave e reduzem o desgaste nos componentes mecânicos quando comparados com pontes controladas por contator. Como uma funcionalidade opcional, o Extended Speed Range Plus (ESR+) permite uma velocidade mais elevada de levantamento e descida  quando cargas mais leves que a carga nominal são manipuladas. Quando a carga é menor que 10% da carga nominal, o guincho pode ser operado até a 250% da velocidade nominal, minimizando a potência de pico e o consumo de energia para uma operação mais econômica.

Funcionalidades de controle de carga opcionais na UNITON, da Konecranes, incluem Sway Control, Inching, Microspeed, Hoist Synchronization e Tandem Drive, que conecta as ações de duas pontes.

A Konecranes projeta e fabrica cada ponte UNITON para as condições ambientes de operação do cliente, definidas pela aplicação e pelo local em que a ponte irá operar. Desta forma, fatores como temperatura, umidade e elementos corrosivos são antecipados durante a fabricação, o que ajuda a estender a vida útil da ponte.

“Nós temos escutado atentamente nossos clientes”, disse Kosir. “Nossa meta com a UNITON é oferecer para os nossos clientes uma ponte adaptável que atenda a suas necessidades de içamento únicas, da compra ao desempenho, com a qualidade, confiabilidade, mecanismos de segurança e facilidade de uso que as pessoas esperam da Konecranes”.